Café ou chá e como substituir um pelo outro

Bom dia alegria!

Antes de mais, quero agradecer a tua paciência em aguardares por mais um post meu. Esta pausa teve como base as minhas férias, e desta vez entreguei-me mesmo ao descanso, à recuperação de energias e ao tempo útil em família. Grata pelo espaço que me concedeste e grata por estares de volta também.

Hoje venho partilhar contigo uma outra mudança, que com sucesso manifestei recentemente na minha vida. As mudanças, grandes ou pequenas, desde que sejam para nosso benefício são sempre bem-vindas. São elas que nos mantêm vivos, produzindo melhorias e maior bem-estar.

Café! Sim aquela bebida deliciosa, super aromática e com uma cor tão cativante. Amo café! Amo o cheiro! Amo o ritual de após uma boa refeição beber um delicioso café.

Então, mas o que tem o café, deves estar a questionar? O café não tem nada, eu é que comecei a dar-me mal com ele. A nossa relação foi-se degradando, se bem que eu o continue a amar. Neste café ou chá e como substituir um pelo outro, partilho contigo este tema de mudança, que assim à primeira vista mais parece uma novela, mas que mostra que a vida nos oferece sempre oportunidades valiosas, quando menos esperamos.

Primeiro começou com a tomada de consciência sobre a minha dependência do café. Ter algo na minha vida que me faça depender dela para começar bem o dia, ou sentir-me “viva” é algo que me desagrada. E o café estava a ser uma dessas situações. Frequentemente tomava café antes de sair de casa, senão parecia que não tinha pedalada; ao longo do dia, se ficava com baixa de energia tinha de tomar um outro café (às vezes para acentuar o efeito, ainda juntava um quadrado de chocolate preto!…). Muitas vezes era como se dependesse do café para conseguir produzir algo.

Depois mais tarde, veio a questão fisiológica. De cada vez que tomava café, os meus intestinos reagiam mal, o meu coração por vezes desatava a “cavalgar”, o que me deixava muito desconfortável. E como nada acontece por acaso, um dia estava a assistir um documentário e eis que alguém fala na questão do café e do seu falso efeito de produtividade que ele induz (por ter um efeito rápido, mas de queda rápida também) e que o chá era uma ótima alternativa. Era uma conversa completamente normal, mas totalmente fora do contexto do episódio (mas estava lá – para mim!). Foi como somar 1+1.

Café ou chá e como substituir um pelo outro

A questão chata do café, é que realmente produz um efeito rápido de oferta de energia, mas o seu efeito também passa depressa. O chá no entanto, e apesar de ter também presença de cafeina, mas em muito menor percentagem, tem um efeito mais prolongado no organismo. Há quem diga que o café é a droga mais vendida no mundo…

Mas é um chá qualquer? Não. O chá comentado no documentário, é o chá mate. Este chá é conhecido por aumentar a disposição para realização de tarefas, diminuindo a sensação de cansaço, para além de proporcionar o aumento da capacidade de concentração mental, melhorando o foco nas atividades.

Resolvi experimentar. Acima de tudo porque sentir o coração a disparar após ter bebido café, deixava-me bastante desconfortável. Já alguma vez te sentiste assim? Como é o teu relacionamento com o café?

No dia em que decidi experimentar o chá, entrei “a matar”! Simplesmente deixei de beber café. A verdade é que não me custou nada. Apesar de beber só 1 ou 2 cafés por dia, não tive nenhuma dor de cabeça, ao contrário do que já tinha experienciado antes. Não houve sonolência ou inapetência. Nada! Nenhum dos sintomas que por vezes são referidos pela falta do consumo de café. Nem tão pouco se trata de ter substituído o café pelo chá, pois há dias em que não o bebo e o dia corre tranquilo.

Acabou-se o coração aos pulos

E a necessidade de ir a correr tomar um café para repor os níveis de energia. Mas acima de tudo acabaram-se os desequilíbrios intestinais (em medicina chinesa, coração e intestino delgado estão intimamente ligados, energeticamente falando – não admira estes sintomas!). Nada como saber escutar os sinais que o nosso corpo nos vai enviando, para se manter saudável.

Outra coisa que reparei entretanto, é que a ingestão de água é algo que tem mesmo tanta importância na nossa vida, que em momentos de cansaço e sensação de falta de energia, sempre que reforçava a ingestão de água, o meu corpo reagia quase imediatamente. A água tem mesmo este dom maravilhoso de nos nutrir e alimentar, gerando mais energia no nosso corpo colocando tudo em movimento internamente. Tão simples! Basta beber água, para todo o nosso corpo despertar.

Voltando ao chá mate (erva-mate), este é como tudo na vida: quando tomado com peso e medida só tem benefícios. Partilho aqui algumas das suas propriedades, caso tenhas ficado com vontade de experimentar:

  • aumenta a disposição para a realização de tarefas no dia-a-dia, diminuindo o cansaço;
  • estimula a capacidade de concentração e foco, tendo um efeito mais prolongado e benéfico;
  • melhora o desempenho físico na prática desportiva;
  • tem uma elevada presença de saponinas, o que protege o coração;
  • como a maioria dos chás, pela grande presença de antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, combate o envelhecimento precoce e aumenta a capacidade de resposta do sistema imunitário
  • é um grande aliado da prevenção contra a depressão, por proporcionar a melhoria da disposição para as tarefas diárias.

Para terminar, eu deixei de beber café em meados de Julho. Desde lá, acho que só bebi dois cafés, e foi mesmo só pelo gosto da bebida. É que eu amo mesmo o aroma do café! Sempre que me sinto a precisar de aumentar os meus níveis energéticos sem recorrer ao descanso (ás vezes não é mesmo possível), passei a preferir o chá mate.

Se tiveres alguma dúvida entre café ou chá e como substituir um pelo outro, perceber bem as diferenças que há entre ambos, clica aqui e espreita este texto, e descobre qual o melhor para ti. Porque ambos têm benefícios muito próprios.

Visita também o meu Instagram e segue-me para receberes mais inspiração ao longo da semana. Nos stories ou no feed, há sempre um miminho para iluminar o teu dia.

Desejo-te uma semana luminosa e cheia de energia.

Com gratidão e amor,

Café ou chá e como substituir um pelo outro_3

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s