Como criar uma mudança na minha vida e conseguir mantê-la

Bom dia com Alegria!

Ao longo da vida descobri várias práticas que poderiam trazer-me imensas vantagens e criar uma mudança positiva na minha vida. Comecei cheia de entusiasmo e depois o que aconteceu…. Puf! Foi-se. Abandonei. Desisti.

Esta situação é familiar para ti? Se sim, este post é para ti, para te inspirar a criares uma mudança na tua vida e conseguires mantê-la, porque entretanto já percebi o que me levava a falhar e descobri como o evitar.

Já não é a primeira vez que descubro algo novo, que me pode oferecer bem-estar e benefícios. Confesso que a prática de exercício físico, era frequentemente uma delas…. Começo com aquele entusiasmo característico do início, mas a verdade é que com o tempo, há algo que surge e me faz perder o interesse, ou de alguma forma desconectar-me com determinada prática. Mas acabei por perceber que se tratava de uma questão de auto-disciplina e de limites saudáveis. E isso fez toda a diferença!

Como criar uma mudança na minha vida e conseguir mantê-la

Todos nós temos uma dose diária de auto-disciplina. É assim como um depósito energético, que nos faz cumprir os objectivos que temos para realizar ao longo do dia.

Quando sobrecarregamos essa lista de objectivos diária, a percentagem de auto-disciplina esgota-se rapidamente e aqueles items menos importantes, ou que são menos relevantes, vão ficando para depois. Ás vezes ficam mesmo para depois…. e depois do depois…. até que os ignoramos de vez e os excluímos da nossa lista.

Começar por ter noção dos nossos limites saudáveis é o primeiro passo. Tudo aquilo que leva à exaustão ou gasto excessivo de energia, debilitando o desempenho de outras tarefas importantes, fica fora dos nossos limites saudáveis, o que por outro lado nos leva para uma zona de desconforto.

Mas e então aquela questão super importante sobre os benefícios pessoais de “sair fora da zona de conforto”? Pois é! Sair fora da zona de conforto é importante, mas mais importante é fazê-lo com consciência, convicção e sobretudo de um modo consistente.

Sair fora da zona de conforto com a consistência da coragem

Para que o sair fora da zona de conforto seja produtivo, não basta sair, experimentar um pouco e voltar atrás. Isso é voltar “à estaca zero”. E não é isso que se pretende.

Levei algum tempo até perceber como criar uma mudança na minha vida e conseguir mantê-la, para que fosse totalmente integrada e produzisse o efeito pretendido. Mas já descobri como funciona!

Por exemplo, quando a Clarinha nasceu eu tive bastante dificuldade em manter a prática diária de Reiki. Para mim era algo que me deixava bastante triste, uma vez que enquanto Mestre de Reiki, não o praticar diariamente não se enquadrava no meu formato de eficiência e disciplina rígida, auto-julgamento e mais uma série de exigências pessoais que me auto-impunha. Para além da falta que o Reiki me fazia e causou. A prática de exercício físico, foi outra que se foi com a maternidade. Felizmente, ambas já estão mais que restabelecidas e reintegradas.

Tudo o que é novo para nós, obriga-nos a um ajuste pessoal com influência em várias áreas da vida. Para mudar há que ter coragem e dar o primeiro passo em frente. Mas não basta dar um só passo, ou dois, ou três. O caminho tem de ser feito com muitos passos, um passo após o outro, com confiança e sem interrupções. Agora imagina que começas uma nova caminhada com um passo gigante, e depois outro passo gigante, e mais outro e por aí em diante. O que acontece ao fim de algum tempo? Ou tu és uma espécie de Super-Ser, ou cansas-te e desistes porque estás constantemente a fazer “hiper estiramentos”. Se fores um Super-Ser, isso é fantástico! Mas a verdade, é que a maioria de nós não funciona assim.

Então como fazer? Começa com pequenos passos. Integra a mudança suavemente, para que ela não te cause uma sensação de desgaste, e antes pelo contrário, te encha de bem-estar e mais energia, e acima de tudo com vontade de repetires amanhã, e depois.

Começar suavemente e integrar com naturalidade

No meu caso, experimentei retomar a prática de Reiki em vários momentos do dia, mas o que funciona melhor para mim, é fazê-la de manhã antes de começar o dia. Não ter criado uma linha de conduta concisa, ajudou a que levasse mais tempo a integra-la. Tentei acordar bem mais cedo (demasiado na altura!), mas isso causou-me um desgaste enorme e provocou o abandono.

O que me fez ter o “clique” e recomeçar de novo com sucesso, foi lembrar-me de uma Mestre de Reiki que numa palestra referiu, que o importante não é fazer uma prática diária de 45 minutos (tempo que dura uma terapia completa) sem qualquer conexão com a prática em si, mas começar com 3 posições essenciais (cerca de 10 minutos), uma vez por dia, de preferência sempre à mesma hora, e com toda a intenção, dedicação e consciência plena. E isto fez toda a diferença!

Permitiu que eu conseguisse retomar a minha prática diária de Reiki, com sucesso, bem como ofereceu-me a base para a introdução de qualquer outra mudança de hábitos, ou rituais que queira praticar e usufruir, com facilidade.

Duração do tempo de integração – um ciclo lunar!

Está comprovado que qualquer nova prática que queiramos introduzir na nossa vida, leva cerca de 21 a 28 dias (um ciclo lunar completo – adoro esta nossa conexão mágica com o cosmos!) para que seja totalmente aceite e integrada pelo nosso corpo. Ao inicio pode custar um pouco (todas as mudanças têm o seu tempo de aceitação e adaptação). É normal que hajam momentos de fraqueza pelo meio. O segredo é ser flexível. Continuar o caminho, com a noção de que por vezes é necessário dar um pequeno passo atrás, para que os próximos passos em frente sejam mais seguros e consistentes. Mas no final dos 21 ou 28 dias, tudo já estará tranquilo e assimilado por nós, como parte integrante do nosso ser.

Nota especial: A propósito dos ciclos lunares, sempre que queremos fazer algo de novo na nossa vida, saber escolher o momento oportuno é importante. Experimenta iniciares uma prática nova durante a Lua Nova, ou Quarto Crescente. Vais ver que com o apoio das energias da lua, serás mais bem sucedid@.

Resumindo: 5 dicas básicas para obteres sucesso na integração da prática

  1. Escolhe qual o momento do dia mais favorável e que te permita cumprires o teu objectivo.
  2. Estabelece um tempo de duração confortável. Começa por atribuir uma duração mais curta e que saibas que vais cumprir facilmente, sem desculpas. Quando estiveres bastante à vontade com o tempo inicial, experimenta aumentá-lo aos poucos.
  3. Sê gentil contigo, mas mantém uma firmeza flexível. Se houver um dia que não possas fazer, seja qual for o motivo, está tudo bem. Mas não permitas que haja uma “pausa” superior a 3 dias. Caso contrário, corres o risco de abandonares o teu compromisso pessoal com a prática.
  4. Fase Lunar propicia. Lembra-te que a Lua Nova e o Quarto Crescente possuem energias especiais e que te apoiam dando-te a energia que necessitas, para levares a tua intenção rumo ao sucesso.
  5. Faz com amor e alegria. Tudo o que fazes sentindo amor por ti e alegria no que fazes, é meio caminho andado para seres bem sucedid@ e quando deres por isso, está totalmente integrada e faz parte de ti.

As mudanças tanto podem ser a introdução de uma prática pessoal, como o libertar um vicio ou um comportamento que sintas que não é benéfico para a tua saúde.

Estas orientações são válidas para a grande maioria de alterações que queremos fazer na nossa vida. Tudo o que fazemos de forma drástica, ou radical causa-nos um enorme desgaste. Conseguir manter a mudança, sob estes parâmetros vai obrigar-nos a uma ginástica emocional enorme, que nem sempre está à nossa disposição.

Mas quando fazemos a mudança suavemente e com amor, deixamos que ela se envolva em nós e nós nela. E isso é o que se pretende.

Espero que este post sobre como criar uma mudança na vida e conseguir mantê-la te tenha inspirado e entusiasmado, para dares aquele passo tão importante para ti. Que a sua integração seja rápida, fácil e suave, para o bem-maior de todos.

Segue-me no meu Instagram, para receberes mais inspiração e viveres uma vida ainda mais plena e realizada, ou contacta-me para obteres um aconselhamento personalizado, que te irá ajudar a esclarecer duvidas e dar-te o suporte que necessitas, rumo à tua felicidade e bem-estar.

Agradeço a tua presença e desejo-te uma semana super iluminada.

Com amor,

Como criar uma mudança na minha vida e conseguir mantê-la_2
145

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s