Como usar as cores mais apropriadas no dia a dia – a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta

Bom dia com ALEGRIA!

Já alguma vez apreciaste com todo o teu ser, as cores que te rodeiam? Todas elas?

E sabias que elas têm uma linguagem muito própria, que comunica connosco e com tudo o que nos rodeia?

Neste post vais descobrir como usar as cores mais apropriadas no teu dia a dia e a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta, habilitando-te a criares melhores resultados e efeitos mais concretos, de acordo com o que desejas manifestar.

De certo já ouviste falar na cor das cuecas que se usam na passagem de ano, e no significado que elas podem ter. Nesse momento específico, em que transitamos para um novo ano e queremos atrair coisas boas para a nossa vida, há quem tenha um cuidado especial, na escolha da cor das cuecas que vai usar. É assim criado um ritual simples para atrair uma determinada energia, no novo ano.

Então, porque não fazê-lo durante todo o ano? Não só com a escolha da cor das cuecas, mas com toda a roupa, acessórios, e até mesmo com as cores com que decoramos a nossa casa, a escolha da cor do carro… e muito mais.

Como usar as cores mais apropriadas no dia a dia – a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta

A nossa energia adquire determinadas qualidades de acordo com a hora do dia, o local em que nos encontramos e as experiências que vivemos. Influenciamos e somos influenciados pelo que nos rodeia. Ser um ser vivo, é isto mesmo: uma troca constante de energias com o nosso habitat.

Ao longo da nossa vida, já nos deparámos várias vezes com aqueles lugares e/ou pessoas onde nos sentimos muito bem e a nossa energia aumenta, mas por outro lado, o contrário também acontece e a nossa energia desvanece-se.

Isto é um dos resultados da forma como o nosso corpo energético atrai, ou afasta a energia do que nos envolve. É a nossa aura a interagir com a energia à nossa volta. A aura é como um escudo energético, à volta do nosso corpo, que nos transmite sensações de conforto, ou desconforto perante as situações presentes.

Proteger ou aumentar a nossa energia com as cores

Para evitar o desvanecimento da energia pessoal, há quem opte por usar cores que protegem, como por exemplo roupas de cor preta. Esta é uma crença contestada por muitos.

Pessoalmente, prefiro usar cores que fortaleçam e aumentem a minha energia, ou estimulem a acção que desejo realizar. Em vez da protecção, opto por usar com consciência uma troca saudável de energias, que me permitam receber e dar, através do uso das cores.

As cores são um exemplo de energia viva. Elas são um fenómeno físico gerado pela existência da luz e a forma como ela é reflectida nas superfícies e percepcionada por nós. E o que é a luz? Energia!

As energias que cada cor possui

Para melhor perceberes a influência que cada cor tem em nós e no que nos rodeia, vou descrever de forma breve a energia que cada uma possui. Isto vai permitir que comeces assim a entender, como usar as cores mais apropriadas no dia a dia e a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta, ajudando a criar de forma concreta as energias que desejamos materializar.

Vermelho – É por excelência a cor da acção, vitalidade, actividade, movimento e estimulação. Quando queremos colocar algo em movimento, ou atrair energia para nós, esta é uma excelente cor.

Laranja – É a cor do segundo chakra e está relacionado com as energias da procriação, criatividade e manifestação. É uma cor que está associada também ao trabalho de equipa e à manifestação de energias no plano físico.

Amarelo – Esta cor aumenta a clareza, trazendo foco e direcção quando há necessidade de tomar decisões. Desperta a inteligência e promove a coragem. É uma cor que limpa energias, criando abertura para novos caminhos.

Verde – Sendo a cor do chakra do coração, é uma cor de equilíbrio, pois está localizada no meio do espectro de cores do arco-íris. Está associada à cura, sendo também a cor para um novo crescimento, força e esperança.

Azul – Esta é a cor da comunicação, do fluxo livre de energias e do relaxamento. É uma cor que apazigua.

Roxo – É conhecida mundialmente por ser a cor da espiritualidade, da sabedoria e do conhecimento superior. É a cor do sétimo chakra.

Branco – É a cor da pureza, da iluminação, da paz e da ligação com o divino. É a cor que representa a luz, pois contém todas as cores do espectro.

Rosa – O rosa representa a cor do chakra do coração na sua energia mais pura. É a cor do amor incondicional, da doçura e da amabilidade. Oferece suavidade e gentileza a quem a usa.

Turquesa – É uma cor que purifica e aumenta o valor real. Traz a verdade ao de cima, limpando a poluição.

Castanho – É a cor da terra e do enraizamento. Ajuda na materialização de energias e transmite estabilidade.

Preto – Esta cor representa a ausência de cor. Mas também é uma cor que absorve e consome tudo com todos os detalhes incluídos.

Dourado – É a cor do poder supremo. Representa a energia de Deus e a Fonte.

Prateado – É uma cor que empresta rapidez e fluxo rápido à energia presente. Faz tudo fluir muito rápido.

Usar e conjugar cores para obtermos melhores resultados

Com as descrições acima indicadas para cada cor, podes agora fazer a tua conjugação de energias e assim obteres melhores resultados de acordo com o que desejas criar como campo energético à tua volta.

As energias que as cores possuem, são válidas para as roupas e adereços que usamos, para os ambientes que criamos (casa, local de trabalho, lazer…) e tudo o que tem cor.

Vamos agora experimentar, com alguns exemplos de campos energéticos que podemos criar e fazer a magia acontecer!

Se quisermos criar um ambiente vivo, estimulante, ou se precisarmos de fazer algo acontecer rapidamente, vamos usar….. tons Vermelhos!

Mas se por outro lado, precisarmos de foco, concentração, ou obtenção de clareza sobre determinados assuntos, podemos colocar em nós, ou à nossa volta….. Amarelos! (eu adoro trabalhar na minha cozinha – é amarela!)

Quando precisamos de comunicar com clareza (mesmo que seja um tema difícil), e criar um ambiente onde a comunicação entre todos seja fácil e fluida, podemos usar…. os Azuis!

Mas se estivermos com falta de ideias, ou precisarmos de um empurrãozinho de energia extra, o Laranja é o mais indicado.

Para quem anda com a cabeça “nas nuvens”, o Castanho vai ajudar a enraizar, e o Amarelo irá colaborar neste processo, dando uma ajuda preciosa.

Para criarmos ambientes mais serenos e harmonizantes, os tons de Branco são os mais favoráveis. Podendo ser acrescentado um pequeno apontamento de outra cor, de acordo com um outro aspecto que se queira desenvolver, ou favorecer.

O preto é aquela cor forte, que atrai todas as energias ao pormenor. Usar esta cor, implica sabedoria e intenção na energia que se quer criar e sobretudo atrair, pois ao usarmos esta cor em predominância na nossa roupa, vamos atrair sobre nós, tudo o que está á nossa volta. É uma cor para ser usada, com muita consciência.

Desejo que tenha despertado em ti um olhar ainda mais colorido sobre o mundo, bem como a vontade de experimentares como usar as cores mais apropriadas no dia a dia, sabendo a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta, favorecendo a obtenção de melhores resultados, criando um melhor bem-estar e mais harmonia.

Segue-me e visita o meu Instagram para receberes mais inspiração para o teu dia a dia. No feed e na story irás encontrar regularmente, mais dicas relacionadas com os posts do blog.

Agradeço a tua presença e desejo-te uma semana com as bênçãos do arco-íris.

Com amor,

Como usar as cores mais apropriadas no dia a dia - a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta

One thought on “Como usar as cores mais apropriadas no dia a dia – a forma como nos influenciam e criam o ambiente à nossa volta

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s