Aroma essencial

Bom dia com ALEGRIA!

Nos últimos dias andei aqui às voltas sobre qual o tema que iria partilhar contigo. Queria algo que fosse leve, mas que te inspirasse a experimentares e descobrires novas qualidades e potencialidades, em ti.

Como estava a precisar de clareza, dirigi-me à minha prateleira dos óleos essenciais que uso durante as terapias. Gosto especialmente do de laranja. Mas, como estava a precisar de clareza e foco, acabei por pegar no de limão. Coloquei uma gotinha no pulso esquerdo, e esfreguei-o no pulso direito, para melhor absorção. Inspirei. Senti o seu aroma fresco e suave. O limão traz-me sempre boas memórias. Aliás, as minhas memórias estão muito associadas a aromas.

E eis que surge a ideia… óleos essenciais! Acho que nunca partilhei nada sobre as qualidades e benefícios dos óleos essenciais.

O meu avô materno trabalhava numa destilaria de óleo de eucalipto. Lá em casa, havia sempre um frasquinho daquele óleo especial. O avô Tó dizia que o “eucaliptol” tudo curava. Sábio, o meu avô! Este foi o meu baptismo com os óleos essenciais.

Não me lembro bem, como se desenvolveu o meu caminho através dos óleos essenciais, mas recordo que alfazema e os aromas cítricos, sempre foram os meus favoritos.

Alguém me disse uma vez, que a lavanda era muito boa para relaxar e adormecer com facilidade. Sei que no dia em que comprei o primeiro frasquinho, gostei tanto, que acabei por ir experimentando outros.

Pegava em caixinhas de amostras de cremes, colocava nelas vaselina e juntava óleos essenciais. Criava assim, perfumes em creme que gostava de usar, sobretudo porque havia um que me fazia lembrar a praia e os dias de sol.

Hoje em dia, uso-os essencialmente como parte integrante das terapias. Seja como spray de limpeza e purificação do ar, ou colocando umas gotas na palma das mãos, antes de começar a terapia. Nesta última, escolho o aroma de acordo com a energia que o cliente necessita.

Os óleos essenciais são muito versáteis. Os seus aromas servem quer para acalmar, estimular, digerir, purificar, refrescar…. e muitas mais.

Queres saber quais uso e como?

Para purificação e limpeza energética do ar – Coloco água num frasco vaporizador (um comprado em especial para o efeito, ou reaproveito o de um detergente depois de bem lavado e sem resíduos); diluo algumas gotas de óleos essenciais de eucalipto e alecrim num pouco de álcool. Os óleos essenciais só se diluem em álcool ou na presença de outros óleos vegetais. Depois verto para dentro do frasco, misturando tudo bem abanando-o. E agora é só fazer alguns borrifos para o ar, para que a energia se modifique imediatamente.

Em alternativa, também gosto do óleo de arruda juntamente com o de eucalipto. A arruda é excelente para limpar energias menos positivas da casa.

Eucalipto: energizante; estimulante imunitário; anti-séptico

Alecrim: Auto-confiança, alegria, estimula memória e concentração

Arruda: Protecção do plano físico, psíquico e espiritual; fortalece a vontade

Clareza e foco no trabalho (estudo) – Num pequeno frasco vaporizador, coloco 10 ml de álcool e 4 gotas de óleo essencial de limão e misturo bem. Borrifo o ar antes de começar o trabalho, e reforço com novos borrifos, sempre que necessito de renovar as energias. Para uma acção mais rápida e eficiente, coloco uma gota do óleo num dedo e esfrego nos pulsos, ou atrás das orelhas. Gosto muito do limão, porque é bastante refrescante e revigorante, tem a energia do centro (3º chakra) e a sua cor amarela tem a energia vibracional da direcção e clareza. O alecrim também é muito bom para o estudo.

Alecrim: Clareza mental; estímulo da memória e concentração; “acorda” o corpo

Limão: Tónico geral; clareza; estimula a concentração e a capacidade analítica e racional

Despertar a alegria (quando nos sentimos mais “em baixo”) – Com o mesmo processo anterior (pequeno vaporizador ou directamente na pele) uso o óleo essencial de laranja, para despertar as energias da alegria e da felicidade quando me sinto mais cansada ou se há algo que me preocupa e me “rouba” a energia. O de laranja é óptimo para criar ambientes alegres e descontraídos, usado num difusor de ambiente.

Laranja: Criatividade; alegria e felicidade; antidepressivo

Criar equilíbrio emocional – Em terapias, gosto muito de usar o óleo essencial de rosa, pois tem conexão com o chakra do coração e com a abertura para a cura. Pode ser usado em vaporizador ou colocar uma ou duas gotas nas mãos antes da terapia.

Rosa: Abertura para o amor; alivia tristeza; fortalece o espírito

Para uma noite descansada – A minha filha Clarinha teve uma fase de sonos agitados, e com ela aprendi várias formas de usar o óleo essencial (OE) de lavanda. Podemos usa-lo diluído em óleo de amêndoas doces (10 ml para 4 gotas de óleo essencial) para massajar e hidratar o corpo após o banho; colocar umas gotas do OE na água do banho; colocar uma ou duas gotas num peluche (na hora de dormir) ou na almofada; e também directamente na pele (uma gota) nas têmporas e no meio das sobrancelhas, massajando suavemente com a ponta dos dedos (estes são pontos de acupunctura que promovem o relaxamento).

Lavanda: Calmante; insónias; cefaleias; cólicas

Baixar a febre – Com a Clarinha (e a varicela) aprendi ainda que o OE de Hortelã-Pimenta é excelente para baixar a temperatura do corpo. Mas requer paciência, pois como é um produto natural demora um pouco a fazer efeito, pelo que não é aconselhado em crianças com tendência a convulsões. Pela minha experiência verifiquei que, sempre que a temperatura passa dos 37º, uma gota do OE aplicado com massagens circulares entre o polegar e o indicador do dorso de ambas as mãos, e outra gota na área do estômago, faz descer a temperatura do corpo. Assim, é possível controlar a febre sem recorrer a químicos, ajudando o corpo a curar-se naturalmente.

Hortelã-Pimenta: Refrescante; restaurador; digestivo; descongestionante

Notas extra

Quando se coloca um óleo essencial puro na pele, temos de ter em atenção a possibilidade de reacções alérgicas. De preferência, os OE são usados diluídos em cremes próprios para o efeito, ou em óleos vegetais (ex. óleo de amêndoas doces), na proporção de 4 gotas de óleo para 10 ml de creme/óleo base de diluição.

Os óleos cítricos são fotos sensíveis e podem manchar a pele. Até ao momento, eu nunca experienciei qualquer problema. Se quiseres experimentar, testa numa pequena zona da pele que não apanhe sol directamente.

Uso sempre que possível, óleos essenciais biológicos. Quanto melhor a sua qualidade, maior são os seu benefícios.

Se uso alguma marca especial? Nem por isso. Simplesmente não uso os mais caros. O preço mais alto nem sempre é indicador de maior qualidade.

E assim, hoje temos um post super perfumado e com muitas ideias para te auxiliar a melhorares o teu dia, sempre que necessites de elevar ou harmonizar as tuas emoções e energias.

A natureza tudo te oferece para que tenhas uma vida melhor. Desfruta dos óleos essenciais e dos seus imensos benefícios. Um óleo essencial, é a natureza em formato muito concentrado, com imenso amor para ti.

Agradeço a tua presença e desejo-te uma semana deliciosa e luminosa.

Com amor,

Assinatura Teresa

4 thoughts on “Aroma essencial

  1. Olà Teresa
    Estive a ler o blog dos OE e não sei o que é a arriva. Não consigo traduzir!
    Eu utilisons muito os OE e têm me ajudado muito.
    Doi-me então o que é a arriva, estou curiosa! Beijinhos

    Liked by 1 person

  2. Ideias e conselhos muito inspiradores, como sempre! 🙂 Gosto muito deste, assim que houver lojas abertas, vamos lá. E sim, o tea tree oil é muito bom, a Madalena já mo apresentou. Beijinhos para todos e bom fim de semana.

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s