OM – h(OM)e

Bem-Vind@! Desejo-te bem.♡

Se há algo que me ilumina o coração, é partilhar contigo formas de nos sentirmos bem e aumentarmos a nossa sensação de bem-estar e harmonia. E o que me deixa em paz e me faz sentir feliz, gosto que outros o possam experimentar também, para que partilhem destes mesmos sentimentos.

Assim sendo, neste post vou falar-te de mais uma forma de fazermos o nosso bem-estar crescer e de nos sentirmos em paz e tranquilos porque, quando estamos bem connosco, estamos também em paz com o que nos rodeia.

Continuamos em casa devido ao vírus, e neste momento apesar de já vermos uma luzinha ao fundo do túnel, muitos começam a questionar-se sobre como irá ser quando isto tudo terminar, como será a nossa vida depois desta experiência, ou ainda há quem se debata com o facto (e a chatice) de ter de voltar a trabalhar no local de trabalho. É!… Se ficar em casa foi desafiante ao início, com o tele-trabalho descobriu-se (para uma grande maioria) que afinal até é possível e mais vantajoso trabalhar a partir de casa.

Eu, gosto muito mais de trabalhar frente a frente com os meus clientes e alunos. Gosto de lhes sentir a energia e de os olhar nos olhos. Mas a verdade é que apesar do desconforto inicial, as sessões online são na mesma muito gratificantes.

Tudo na nossa vida tem um tempo de adaptação e integração. E a quarentena mostrou-nos isso mesmo.

Sabias que para que um novo hábito se instale na nossa vida, é necessário que ele seja repetido 21 dias seguidos?

Há quanto tempo estamos “em casa”? Pois é, há mais de 21 dias! A grande maioria já integrou esta questão de trabalhar a partir de casa. Assim, como outras boas mudanças.

Voltar “à normalidade”

Mas voltando ao tema deste post, se de início houve desconforto por causa das restrições e do confinamento, agora o desconforto regressa sob outro prisma; o do regresso “à normalidade” e a nova adaptação ao desconhecido, pois ninguém sabe ao certo como se irá realizar.

Ou seja, volta a ansiedade, os receios, as dúvidas e temos um novo cocktail de emoções que instalam a desarmonia do nosso bem-estar.

Nestes momentos em que preciso de acalmar a mente e ganhar alguma clareza, os mantras são um grande benefício, pois ajudam-me a integrar a vibração do mantra escolhido e a criar harmonia e bem-estar em todo o meu ser.

Cada mantra guarda em si uma vibração especifica, que quando repetida várias vezes integra-se profundamente no nosso corpo, promovendo um estado de relaxamento e bem-estar quase imediato.

Meditar com um mantra

Entoar um mantra, é das formas de meditação mais bonitas que conheço e já experienciei.

Primeiro há que escolher o mantra. Cada um contém uma energia e intenção muito especifica. Mais abaixo irei partilhar contigo 3 mantras que eu amo muito.

Depois de escolhido o mantra, senta-te num local confortável e dedica os próximos momentos exclusivamente para ti.

Começamos com o som “OM”. Inspiramos fundo e libertamos o ar suavemente dizendo “OOOOOmmm”. Podemos começar por repetir 8 vezes (8 é o número que faz perpetuar a energia).

OM é como a chave mágica que abre um portal para o teu coração e para o universo, vibrando em consonância com as energias da Terra e do Universo.

Em inglês, OM, tem o mesmo som que “home”, casa. É como se entregássemos ao universo as chaves da nossa “viatura” (o nosso ser), para nos conduzir de volta a casa, ao nosso coração, à mais pura essência do nosso ser. O “OM” entoado sozinho, é também um maravilhoso mantra.

E como em casa nos sentimos bem e protegidos, está na hora de começarmos a entoar o mantra escolhido. (Escolhe um dos abaixo indicados.)

Fechamos os olhos e vamos respirando suave e profundamente, entre cada repetição das frases que compõem o mantra. Respirar tem o efeito duplo de abrandar o ritmo do coração, acalmando-o e integrar as vibrações do mantra no nosso corpo.

Segundo os vedas (textos sagrados), devemos repetir um mantra 108 vezes, para que a sua vibração se aprofunde de tal modo no nosso corpo, que eleva a nossa vibração mais e mais, atingindo assim um estado de iluminação, tranquilidade, clareza e harmonia.

Osho descrevia este estado obtido através da entoação de mantras de uma forma que eu acho linda:

“Um mantra não é só para entoar. Um mantra é algo que deixamos aprofundar dentro do nosso ser, como umas raízes que se introduzem fundo na terra. Quanto mais profundas as raízes, mais alto cresce a árvore em direcção ao céu.”

Vamos ser uma árvore bem alta?

Então, como prometido partilho contigo 3 mantras que eu gosto mesmo, mesmo muito.

Em tempos de instabilidade emocional, e para que a harmonia se restabeleça rapidamente, nada como a prática de entoar um mantra. Repete-o as vezes que forem necessárias, até que te sentires de novo em paz e harmonia. A prática de mantras não têm sobre-dosagem 😉

Gate – Este é um mantra que harmoniza a energia do nosso coração, fazendo-nos sentir em sintonia com o coração da Terra, num todo e como UM só. Leva-nos a compreender que cada um de nós tem um propósito de vida e a compreender o seu significado através das situações que vivemos, despertando para uma consciência maior e plena. O significado das palavras deste mantra é “Ir, ir mais além. Ir mais além todos juntos. Oh, que despertar.” Ouve aqui este mantra com a voz lindíssima da Deva Premal.

Lokah Samasta – É uma oração linda onde através da entoação deste mantra, se enviam bênçãos de felicidade e liberdade para todos os seres do mundo. Ele expande a nossa consciência, levando-nos a sair de um estado centrado em nós (ego), com uma visão limitada, para um estado global de bem-estar. As suas palavras significam “Que todos os seres em todo o lado, sejam felizes e livres. Que todos os meus pensamentos, palavras e acções na minha vida contribuam de alguma forma, para a felicidade de todos os seres.”  Clica aqui para o ouvires.

Om Gum Ganapatayei Namaha  – Este é um mantra para a remoção de obstáculos. Quando sentimos que algo nos impede de fazer algo, ou que existe algo a bloquear, basta entoar este mantra com a intenção de remover o bloqueio, não havendo necessidade de saber o que é, ou qual a sua origem. Os sons deste mantra unifica-nos, torna-nos UM com tudo o que existe, e onde há união não há bloqueios. É um mantra que saúda e invoca um dos nomes de Ganesh (Ganapati). “Gum” é a sílaba sagrada que representa Ganesh (Deus hindu da sabedoria e da boa sorte). Escuta aqui este mantra.

Eu sei que disse 3, mas não podia terminar sem este…

Om Shanti, Shanti, Shanti – Om é o som primordial que dá origem a todos os outros. Shanti significa Paz, tanto no budismo como no hinduísmo; repetido 3 vezes invoca a paz ao corpo físico, ao espírito e à mente.

Pois é… eu tentei incluir links de autores diferentes, mas acabei por incluir todos da Deva Premal. A Deva foi a minha primeira experiência com mantras há muitos anos atrás, apesar de hoje em dia gostar também de muito de outros. Convido-te agora a descobrires outros autores e quais os mantras que mais te fazem vibrar. No Youtube há um oceano de mantras à tua espera, de acordo com a intenção que desejes colocar ao entoá-lo.

Aproveita este momento de mudança mundial, em que globalmente nos recolhemos, nos virámos para casa e nos redescobrimos como seres humanos, com imensas capacidades de adaptação, e faz da meditação e dos mantras o teu porto seguro. O teu coração é a tua casa e o teu corpo é o teu templo. Cuida deles com muito amor.

Partilha comigo a tua experiência com os mantras! Conta-me qual o teu preferido e como te sentiste ao entoá-lo.

Desejo-te uma semana muito feliz. Com amor e gratidão, Teresa

 

 

Gratidão pela imagem: madartzgraphics @Pixabay

 

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s