Rituais e práticas holísticas

Hoje vou falar-te de alguns dos meus rituais e práticas holísticas.

São acções com intenções específicas, nas quais coloco as bênçãos que me dão apoio, nutrem e me ajudam a manter o equilíbrio. Umas são diárias, outras mensais, anuais, ou sempre que necessito trazer uma nova energia à minha vida. Umas são muito simples, outras mais elaboradas. E como em qualquer prática holística, elas visam o bem-estar geral do ser humano como um todo.

Mas há uns ingredientes que todas têm em comum: uma excelente dose de amor, muita gratidão e claro a mais bela das magias de luz.

Estes rituais, ou práticas, se assim lhes preferires chamar, ajudam-nos a ficar mais conectados com a vida, e com tudo o que nos rodeia num livre fluxo de comunicação entre os mundos de energias espirituais, emocionais e físicas. Quando estamos mais alinhados e em equilíbrio, conseguimos manifestar com consciência aquilo que desejamos e necessitamos de forma mais suave e gentil. E assim, a vida torna-se mais fácil.

Como os considero de grande importância para o nosso bem-estar, quero partilha-las aqui contigo, para que tu também possas ter acesso a elas e experimenta-las.

Todas as manhãs acordo com um ritual de gratidão

É uma espécie de conversa interior entre mim, o universo e o mundo terreno, onde agradeço o dom de estar viva e tudo aquilo que tenho. TUDO mesmo! O bom e o menos bom, porque todos os momentos nos oferecem a oportunidade de expansão e crescimento. Este pequeno ritual é repetido novamente à noite, ao deitar, agradecendo todas as experiências que vivi ao longo do dia.

Quando abro a janela, olho à minha volta e cumprimento a Mãe Terra e o Pai Céu, agradecendo pela sua presença generosa e abundante, e digo:

“Agradeço. Agradeço. Agradeço, hoje sou saudável, próspera e completa.”

O facto de se repetir 3 vezes a palavra “agradeço”, activa automaticamente a energia criadora, ajudando a que ela se manifeste no plano físico.

As palavras “saudável” e “próspera” são fáceis de compreender, e o “completa” é o dom de me sentir inteira, uma só, sem quebras ou faltas e de bem com tudo o que me rodeia.

Gosto também de abençoar a Mãe Terra com uma energia especial (que varia de dia para dia). Ergo as duas mãos (as nossas mãos, em especial, conseguem emitir energia!) à altura do coração e sinto qual a energia que se quer manifestar em forma de bênção (pode ser amor, paz, generosidade, alegria….). Digo então: “Hoje abençoo a Mãe Terra com (…).” Fico um pouco com as palmas das mãos viradas para fora, sentindo a energia a fluir. Depois coloco-as no meu peito.

Sempre que abençoamos alguém, nós próprios recebemos em retorno, essa energia também. Simples e muito gratificante, não é?

Depois é o momento da prática de Reiki

Desde que me iniciei no Reiki, que a prática diária tem sido uma constante. Se bem que houve uma temporada na minha vida em que me desleixei um pouco, e isso reflectiu-se na minha saúde física e emocional. Esta é a melhor forma de aprendermos! Quando o corpo sofre, é uma chamada de atenção à nossa redefinição e reajuste de comportamentos.

A prática de Reiki ajuda-me a manter um equilíbrio energético e emocional muito bom. Já experimentei fazer Reiki em vários momentos do dia, mas aquele com que mais me identifico é a prática matinal, pois dá-me um boost de energia fabuloso para o dia inteiro, ao ponto de dispensar o consumo de café logo pela manhã (e às vezes no dia todo). Fazer Reiki à noite, tem o grande benefício de me relaxar e me proporcionar uma excelente noite de sono. Mas felizmente, sou daquelas pessoas que dorme sempre bem.  🙂

Criei um compromisso interno diário, de me levantar 30 minutos mais cedo, para fazer Reiki. Se inicialmente custou e foi um esforço, sim custou (!), mas como qualquer situação nova que nos tire da nossa zona de conforto e que seja para o nosso bem, ela proporciona-nos maravilhas a longo prazo. É tudo uma questão de criarmos um compromisso connosco e mantermos esse mesmo compromisso durante um ciclo de 21 dias. 21 dias, ou um ciclo lunar, é o tempo que o nosso corpo leva a integrar algo novo. A partir daí, essa mudança passa a fazer parte de nós, naturalmente.

Sempre que faço esta prática, coloco uma intenção especifica que vai ser potencializada com a energia de amor universal do Reiki. Ao atribuir uma intenção clara e bem definida, ela irá manifestar-se em mim e nas minhas acções. Pode ser algo a nível energético, com acção sobre as minhas emoções e forma de sentir, ou pode ser algo físico, que eu deseje que se manifeste no plano material.

A seguir ao Reiki, estou pronta e cheia de energia para viver um novo dia!

Há um ritual que já faço há mais de um ano e que gosto imenso. Como estamos quase no início de um novo mês, partilho-o agora contigo:

Soprar Canela à porta de casa

E funciona mesmo! Experimenta e conta-me depois os seus resultados.

Em cada primeiro dia do mês, abro a porta de minha casa e coloco-me do lado de fora, com um punhado de canela em pó na mão direita. Porquê a mão direita? Porque é através da mão direita que se propaga a energia de dar. É também com a mão direita que cumprimentamos alguém (já alguma vez tinhas pensado neste pormenor?). Na mão esquerda está presente a energia de receber. Uma dá, a outra recebe, num ciclo ininterrupto de energia.

Então, com a canela na mão direita, coloco agora também a mão esquerda ao lado (ambas abertas e viradas para cima). Visualizo a abundância, a alegria e toda uma energia dourada a envolver-me e digo:

“Quando esta canela soprar, a abundância nesta casa vai entrar e ficar” e com confiança sopro a canela para dentro de casa, acompanhada de pensamentos positivos.

Agora, muito importante estes dois passos (!):

1 – Com o resto de canela que ficar na mão, esfrego as mãos uma na outra sobre a minha cabeça e não lavo as mãos nos próximos momentos;

2- Não limpo, nem aspiro a entrada de casa durante as próximas 24 horas.

A canela é conhecida pelas suas propriedades místicas e naturais de alegria, promoção da saúde, abundância, sucesso e prosperidade. Todos os meses iniciamos um novo ciclo na nossa vida, e como em todos os novos ciclos, devemos celebra-los e energiza-los com pensamentos felizes e energias vibrantes, para que a magia aconteça na nossa vida e se manifeste em resultados positivos e frutuosos.

Este é uns dos motivos para se soprar canela a cada primeiro dia de um novo mês. Qualquer hora do dia é boa para se soprar a canela. Eu pessoalmente, prefiro a manhã e evito fazê-lo durante a noite. Mas se não houver alternativa… está tudo certo.

Ficaste com vontade de experimentar? Fevereiro está quase a chegar e é uma oportunidade fantástica para o fazeres.

Tenho outros rituais e práticas que quero muito partilhar contigo, mas vão ter de ficar para o próximo post, pois este já vai um pouco longo. Espero por ti no próximo post!

Agradeço a tua presença e desejo-te um dia com muita magia.

Com amor, Teresa.

 

 

Gratidão pela imagem: A_Different_Perspective @Pixabay

4 thoughts on “Rituais e práticas holísticas

  1. Querida Teresa só de te ler sinto-me a rir por dentro e revigorada!!! Canela? Vou já fazer no próximo dia 1!!!
    Tu fazes Magia da tua vida e também de quem te lê!
    Grata.
    Enorme abraço ❤

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s