Faz de conta

Faz de conta que agora…..

Brincar ao “faz de conta” é das actividades mais gratificantes que uma criança pode ter. O universo da criatividade infantil é imenso e quando explorado de forma consciente, leva-a para lá dos limites do céu. Todo o seu potencial criativo é expandido sem limites.

Para um adulto, acompanhar a onda criativa da criança numa brincadeira deste tipo, nem sempre é fácil e nem sempre a paciência é um ingrediente que está presente em doses aconselháveis. Mas vale a pena todo o esforço dedicado, pois os resultados serão uma enorme mais valia para o seu futuro enquanto adulto.

No reino do faz de conta, tudo é possível! Não há limites físicos nem imaginários. Nem são precisos grandes adereços. Verdade?

Lembras-te como era?

Lembras-te de brincar ao faz de conta? Lembras-te de como eram aqueles momentos intermináveis, onde um simples adereço ganhava vida de forma espectacular? Eram momentos que nos davam asas e faziam com que o mundo à nossa volta desaparecesse para dar lugar a um outro universo de magia que só nós o conseguíamos ver. O meu avô Tó era perito em me guiar nesta arte!

Esta capacidade de criar um novo mundo, é toda uma arte que oferece à criança uma imensa capacidade futura de ser criativa com ela própria e com as situações que lhe aparecerem na vida.

Quando a criatividade é desenvolvida para criar algo de divertido, o espaço para criar uma solução vantajosa num momento complicado é também estimulado. Sobretudo em criar alternativas viáveis com atitudes positivas. Esta é uma atitude que marca a diferença na forma de estar de um adulto.

Expandir agora para colher frutos no futuro

Uma criança que é estimulada a ser criativa na sua forma de brincar, será um adulto que não baixará os braços perante uma dificuldade. Será um adulto que irá procurar e encontrar uma solução para as dificuldades que surgirem, por maiores que elas possam ser. E não é isto que todos queremos para as nossas crianças?

No “faz de conta” os papéis invertem-se de forma espontânea, e tanto faz ser o adulto ou a criança a guiar a acção. Mas oferecer à criança a possibilidade de liderar uma brincadeira, é estar a gerar nela a capacidade de autonomia e liderança. E nesta brincadeira, ser-se guiado por uma criança, é todo um outro ritmo alucinante e mágico!

A brincar nós aprendemos. A brincar nós desenvolvemos competências futuras e expandimos as nossas próprias capacidades naturais de forma suave e eficiente. Pois é num ambiente descontraído, que integramos os maiores ensinamentos.

E não é só a criança que beneficia com estas brincadeiras! O adulto que a acompanha também ganha com a actividade.

Por vezes, os adultos habituam-se a fazer as coisas de forma metódica e rotineira. E quando aparece algo diferente do que estavam habituados a fazer, pode surgir a sensação de caos e incapacidade de encontrar uma solução viável.

Lidar com crianças, seja em trabalho, com família ou amigos, oferece ao adulto a capacidade constante de se renovar e de se reinventar. Entrar na brincadeira do “faz de conta” e alimentar o espírito criativo de uma criança é uma ferramenta polivalente, pois tanto expande os horizontes do ser mais novo, como nutre e lubrifica os do mais crescido. E esta é a forma mais simples de nos mantermos jovens de espírito. Já para não falar nos benefícios em criar e manter um relacionamento saudável…!

As crianças são a nossa maior fonte do elixir da juventude.

Quando estiveres com uma criança, experimenta mergulhar no seu mundo imaginário e vais ver que a tua criança interior se vai sentir iluminada e todo o teu ser rejuvenescido. É uma verdadeira lufada de ar fresco em todo o teu ser.

Vamos brincar ao faz de conta?

Agradeço a tua presença maravilhosa e desejo-te um dia refrescante para a alma.

Com amor, Teresa

Imagem: @teresasalgueiro70

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s