Mas afinal, o que é o Reiki?

Hoje em dia as terapias alternativas estão cada vez mais em destaque e são utilizadas por muitos, com imensos benefícios e mais valias para todos. O Reiki está inserido nas terapias alternativas, e apesar da sua pratica estar mais divulgada e até mesmo aconselhada por médicos,  ainda há quem pergunte, “mas o que é o Reiki”, ou que ainda lhe troque o nome e o chame de “Reiking”.

O Reiki teve a sua origem no Japão através de Mikao Usui, que ao ter dedicado uma boa parte da sua vida a ensinar e a curar com enorme sucesso através do Reiki, foi e ainda é chamado com muito carinho e consideração, Sensei (mestre) Usui.

Muitas são as fontes que relatam que tudo no universo é energia. O Reiki usa essa mesma energia para através dela proporcionar bem-estar, relaxar e promover a cura.

A palavra Reiki demonstra isso mesmo, pois sendo a sua origem japonesa, ela é composta por duas palavras (kanji), Rei + Ki, que juntas significam Energia (Ki) Vital do Universo (Rei). Com Mikao Usui passámos a ter acesso a toda uma sabedoria e prática natural com o objectivo de melhorarmos a nossa vida, utilizando a fonte inesgotável da energia do universo para promover a cura.

                                                                        Reiki - Kanji

Mas, e como funciona?

O nosso corpo tem vários canais que captam e emitem energia. São chamados de chakras e há mais de 2000 anos que são conhecidos e utilizados nas terapias orientais.

A terapia consiste na colocação das mãos do terapeuta sobre determinadas zonas do corpo de quem recebe, numa forma passiva e natural, sendo assim a energia Reiki transmitida de forma tranquila, proporcionando uma enorme sensação de bem-estar e relaxamento profundo. Muitos são os que referem sentir um calor muito agradável, que vem das mãos do terapeuta. No final da terapia, já me perguntaram se eu usava algum tipo de aquecimento nas mãos!

O corpo de quem recebe, ao entrar num modo de relaxamento profundo, passa a estar disponível para receber a cura. Sendo o Reiki uma energia natural e inteligente, ela vai se dirigir onde é mais necessária, promovendo o equilíbrio que o corpo necessita; seja libertando o que está a mais, seja tonificando e preenchendo o que está em falta, repondo assim a energia vital.

Nesta terapia, o cliente deita-se ou mantém-se sentado confortavelmente, retirando somente os sapatos, e permanecendo vestido. É convidado a fechar os olhos, para que possa relaxar melhor. É que quando estamos de olhos abertos, temos tendência para observar o que está à nossa volta, fazendo com que a mente não descontraia. Se a mente descontrair, o corpo seguirá o mesmo caminho.

E não tem contra-indicações?

Não. O Reiki sendo uma energia natural, está disponível para qualquer pessoa de qualquer idade, desde os mais pequeninos bebés até aos seniores mais crescidos. Pode ser usado como complemento de qualquer outra terapia convencional, ou natural para potencializar resultados da mesma.

A regularidade da prática das terapias de Reiki proporciona um maior bem-estar, ajudando a um maior foco de concentração e disposição para a vida e suas as actividades diárias, sendo especialmente indicado para estudantes, crianças ou jovens em idade escolar. É igualmente indicado para controlo de stress e gestão de emoções.

O Reiki é também cada vez mais utilizado em oncologia, ajudando a ultrapassar as fases da quimioterapia com maior equilíbrio e suporte do sistema imunitário, aliviando em muito a dor, bem como ajudando o processo de aceitação da doença, promovendo muitas vezes a cura e criando os chamados “milagres do Reiki”.

Há também quem me pergunte, “e se for feito com má intenção?” Para esta pergunta a resposta é simples: Isso não se chama Reiki! Reiki é uma energia de amor puro, de amor incondicional.

Quem pode fazer Reiki?

Qualquer um pode fazer, desde que assim o deseje. Basta que para isso seja iniciado através de um Mestre de Reiki credenciado, num workshop onde aprenderá desde a história do Reiki, às bases do campo energético humano, bem como regras de boa conduta para uma prática exemplar e de sucesso.

Não há limite de idade para receber a iniciação. Até mesmo as crianças podem ser iniciadas!

A prática de Reiki é uma porta para a transformação, onde o equilíbrio da energia vital é reposto, criando-se uma abertura de consciência pessoal e vivencial, promovendo a concretização de novas oportunidades e melhoria de vida.

Há uma frase que gosto mesmo muito:

O Reiki é como um chocolate. Tu só vais conseguir saber o que sentes numa terapia, no momento em que a experimentares.

Ficaste com vontade de experimentar? Envia-me uma mensagem e marca a tua terapia. Garanto-te que vais gostar imenso.

Se queres saberes mais sobre as iniciações, podes também enviar-me uma mensagem e terei muito gosto em ajudar-te.

Reiki é a arte natural para convidar a felicidade. Desejo-te um Dia Bom!

Agradeço a tua presença.

Teresa

Quando nos permitimos transformar e melhorar, o mundo à nossa volta transforma-se e melhora também.

Gratidão pela imagem: @oratnin

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s