Renovar! – Criar espaço para atrair o novo.

O Outono dá início a uma época de recolhimento e interiorização. Passamos mais tempo em casa e um ambiente acolhedor é o que mais desejamos para nos acolher naqueles dias mais frios, em que não apetece sair.

Esta é também uma época em que olhamos mais para aquilo que temos em casa, em que as roupas de verão têm de dar lugar às de inverno, e por vezes surge aquela necessidade de transformar algo na nossa casa e/ou no nosso guarda roupa. Já te aconteceu? Olha, comigo confesso que sim.

Mas, por vezes o orçamento não chega para grandes mudanças e há que ser criativo. Certo?

Limpar! Limpar! Limpar!

Então, há que aproveitar que ainda está bom tempo, para arejar a casa e começar as limpezas de Outono.

Como terapeuta, gosto e uso a filosofia de limpar o que não serve para criar espaço e atrair o novo. Acompanho sempre esta receita, com a relação casa/habitante, ou seja, em casa limpa e arrumada as energias fluem mais facilmente e a harmonia abunda. Quando a casa está desarrumada, ou a precisar de limpeza, aparecem os conflitos e também as doenças.

Se começarmos por arrumar e limpar a casa, a nossa vida estará também arrumada e limpa. Então, vamos lá começar pela casa!

Já experimentaste olhar para aqueles cantos da casa, ou armários onde se acumulam coisas que não utilizas? Ou aquelas roupas já com bastantes anos, mas que até estão em bom estado, e que vão ficando na eventualidade de voltares a vestir? Pois é… Se serve de consolo, não estás sozinh@.

No primeiro caso, nada como deitar fora o que já não serve, ou não tem utilidade. Há que ser franc@ e bastante focad@. Se já não usas há um ano ou mais, dificilmente voltarás a usar. Vais ver que o espaço livre que ali foi criado, vai parecer como novo! Caso seja o teu estilo, em vez de deitares fora, podes sempre optar por vender e sempre recebes algum dinheiro de volta.

No segundo caso, o das roupas, a ideia é semelhante. No entanto chamo-te a atenção para o seguinte: quando compramos uma roupa, a nossa energia apresenta-se de uma determinada forma. Entretanto a energia vai mudando ao longo dos anos. Logo, aquelas roupas com 10 anos ou mais, apesar de estarem em bom estado, não reflectem de todo a tua energia actual. Tu evoluíste! Tu já não és @ mesm@! Ora experimenta lá a olhar para ti com 10 anos a menos. Compreendes? Então, nesse caso o que costumo fazer é pegar nessas roupas que já não uso e ofereço-as a uma instituição.

Abençoar o que damos em “segunda mão”

Quando pegamos em roupas que já não usamos e oferecemos a alguém, ou a uma instituição, para que possam ser utilizadas por outras pessoas, das coisas mais belas que podemos fazer é abençoa-las. Já pensaste quão maravilhoso é desejares a alguém que seja tão feliz ou que goze de boa saúde, como tu foste ou gozaste? Estes são dois exemplos entre muitos outros. Da próxima vez que o fizeres, experimenta abençoar o que dás. Em vez de colocares simplesmente num saco e o abandonares ao seu destino, coloca as tuas mãos nas roupas (ou utensílios) e coloca nelas esses desejos lindos que surgirem no teu coração, para que quem receber aquilo que estás a dar, receba também essa energia que ofereces em forma de bênçãos.

Quando damos com amor, geramos uma onda de retorno ainda maior. Geramos abundância!

Casa arrumada – Harmonia redobrada!

Voltemos a atenção novamente para a casa. Agora que a casa está arrumada e organizada, olha lá como ela parece outra. Até as coisas parecem ter outra vida! E nem precisaste de adquirir nada de novo.

E sim, eu compreendo que fazer mudanças sabe bem e às vezes o bom era comprar coisas novas para dar uma renovação geral. Sobretudo com as coisas giras que aparecem por aí à venda! Também sei que o orçamento na maioria das vezes está curto. Mas não vale a pena desesperar por não poderes comprar o que tanto gostavas.

Sabias que na maioria das vezes, basta comprares uma planta nova e a tua casa vai logo parecer diferente? As plantas são fantásticas em transmutar energias e a trazer nova vida ao local onde se encontram. E não precisas de gastar muito para teres uma bela planta. Se a comprares pequenina, ela terá um custo muito menor (em comparação com plantas maiores) e terás o prazer de cuidar dela e de a veres crescer.

Para criares a mudança basta muito pouco. O segredo está nos pequenos pormenores e em como os utilizas. Mas lembra-te sempre, que para receberes mais, tens de libertar aquilo que já não serve.

Só mais um pormenor… sabias que a tua casa é o espelho da tua energia? Pensa nisso e partilha comigo o que sentires sobre este tópico, ou que desejes esclarecer mais.

Agradeço a tua presença e desejo-te uma excelente renovação de Outono.

Teresa

Gratidão pela imagem: @sagrapo

3 thoughts on “Renovar! – Criar espaço para atrair o novo.

  1. Há tanto tempo que queria ter escrito um comentário neste post, mas o tempo passa e toda a gente sabe como é….
    Antes de começar a trabalhar como guia nos Açores fazia sempre uma limpeza total a todos os meus roupeiros em Junho e outra em Novembro.
    Não só limpar o pó, mas dar roupa e sapatos que já não uso.
    Depois com a falta de tempo passei a fazer só uma limpeza em Novembro. Nos Açores ando sempre vestida da mesma maneira com umas tee-shirts e sweat-shirts com vaquinhas e motivos semelhantes, uns jeans e 2 pares de calções.
    No passado mês de Novembro lá fiz a minha limpeza e dei muito mais do que o costume, porque ficou aqui uma frase a bater; “Se já não usas há um ano ou mais, dificilmente voltarás a usar”
    Discordo! Às vezes não uso uma peça durante 5 anos e depois “descobro-a” e uso e abuso dela…
    Mas realmente 10 anos é uma grande diferença. Então foquei-me naquilo não usava há 10 anos e….aí foi!
    Mas não consegui ” libertar-me” de casacos bons que com um pequeno ajuste ficarão na moda!
    E se eu tivesse dado tudo o que não uso há um ano, tinha ficado com só com um terço da roupa! E sei que ainda a vou usar….
    Mas aproveitei e fiz uma limpeza na cozinha e dei 2 serviços de porcelana que não uso há mais de 10 anos….
    Senti-me tão leve depois de mais de 60 pratos terem desaparecido da minha cozinha. Ainda por cima estavam nos armários de cima, positivamente por cima da minha cabeça 🙂
    Obrigada pelo post tão útil para aquelas pessoas que guardam TUDO!
    Ah! E abençoei a roupa e os sapatos que dei. …..

    Liked by 1 person

    1. Sabe muito bem poder libertar espaço de algo que já não usamos, e é ainda melhor quando existe alguém que pode usufruir desse algo, dando-lhe nova utilidade.

      Gostar

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s