Gratidão – Costumas praticar?

Antes de ir de férias aconteceu-me uma situação muito aborrecida com o carro. Eu que achava que ele tinha pequenos achaques devido a já ter alguma idade, a oficina disse-me que aquilo que eu achava mais grave, era no final algo muito simples, o pior eram as outras coisas. Resultado, recebi um orçamento de 1300 e tal euros e muito provavelmente o resto da semana para reparações, devido à encomenda de peças. Esta notícia recebi-a no meu dia de anos. Que bela prenda!

Entrei numa constante luta interna entre o meu “gremlin” (gremlin é a forma carinhosa pela qual eu chamo o meu lado mental, que tem tendência para ver o lado negativo – tu também tens (!), não te rias. – Todos temos!) e o meu lado mais luminoso e positivo (a fada e o anjo). Felizmente que a fada e o anjo levam a melhor sobre o gremlin, independentemente deste ter uma voz, por vezes muito audível…

Pois é, na altura fiquei muito desapontada e triste com a notícia. Primeiro ia ficar sem o carro até ao final da semana, com a possibilidade de não estar pronto para o ir buscar antes de ir de férias e segundo, o valor ia muito para lá do esperado.

Entre travões, pneus, “caixa da borboleta” (amei este termo!) e ar-condicionado, fora um entupimento que me alagou o carro numa auto-lavagem, o valor que recebi na oficina da marca, era demasiado elevado para a reparação do meu carrito, considerando a sua idade. Optamos por tratar só daquilo que me impedia de circular devidamente e o resto ficaria para depois das férias, numa outra oficina.

Andei o dia todo com o gremlin a dizer-me que era um valor demasiado alto, que bela prenda de aniversário eu tinha recebido, e mais coisas do género e também com a doçura da fada e do anjo a acarinharem-me dizendo, que felizmente eu tinha dinheiro para pagar o arranjo, que o carro não estava assim tão mal, que havia coisas piores na vida, que haveria decerto oficinas mais em conta para tratar do assunto e todo um lado positivo da situação. O meu lado mais luminoso ajudou-me a agradecer toda esta situação e a celebrar o meu aniversário com alegria, apesar dos factos que se apresentavam, e apesar do gremlin estar muito empenhado em ensombrar o meu aniversário.

Agradecer é um acto que eu tenho diário, há já muitos anos. É tal e qual um lavar de dentes. Mesmo quando o dia parece ter mais coisas negativas que positivas, eu agradeço. Todos os dias eu começo a manhã a agradecer o dom da vida e tudo o que eu tenho, e termino o dia com o mesmo registo, agradecendo por tudo aquilo que eu recebi e ofereci e por tudo aquilo que eu tenho, seja muito, seja pouco, seja bom, ou nem por isso. Durante o dia vou agradecendo também, pequenas situações que vão surgindo, sempre pela perspectiva do lado positivo.

Quanto mais agradecemos, mais coisas boas atraímos para a nossa vida. Quanto mais agradecemos pelas pequenas coisas boas que nos acontecem, mais valor elas ganham e transformam-se gota a gota, em pequenos grandes tesouros. São os pequenos milagres que surgem na nossa vida, pelos quais demonstramos gratidão, que se transformam em grandes feitos e dão mais sumo e vitalidade à nossa vida. Este é o caminho para a abundância. Como já partilhei contigo num outro post, tudo na vida tem um lado positivo e um lado negativo, só tens de saber olhar e escolher qual o melhor para ti.

Quando regressei de férias, andei um pouco a procrastinar sobre a ida à oficina. No final de contas, a reparação do ar-condicionado (A/C) implicava uma peça no valor de 300 e tal euros, sem mão de obra… Após a super onda de calor que tivemos, lá me decidi a ir tratar daquilo que realmente era importante (pneus e travões) e o A/C ficaria para outras núpcias (apesar do calor que passámos).

Não fui à oficina da marca e fui a uma outra, onde são uns queridos (costumo ir lá para substituir luzes fundidas e coisas pequenas) e pedi-lhes para darem uma vista de olhos no A/C, e verem quanto aquilo poderia custar. Foram rápidos e afinal, só precisei de trocar pneus. Os travões era só uma questão de falta de óleo (nada de pastilhas e etc) e o A/C, quer acredites ou não, e maravilha das maravilhas(!!!!), tinha começado a funcionar assim do nada! Yuhuuu!!! O senhor da oficina bem me jurou que não tinha mexido nele e eu da minha parte fartei-me de lhe dizer que o A/C não funcionava desde Outubro do ano passado. Pois é, fiquei super grata! Mesmo! Nem queria acreditar que este pequeno milagre tinha acontecido. A despesa inicial que tinha um orçamento total de 1000 e tal euros, ficou por menos de 500.

Olhando para trás, voltei a agradecer o ter visto o lado positivo da situação e não me ter deixado levar pela sombra da negatividade, especialmente em dia de aniversário.

Ao sair da oficina, agradeci várias vezes por tudo aquilo que tenho e por tudo o que dou e recebo. Neste momento o meu foco a nível de reparações automóveis está virado para esta nova oficina (FV), e agradeço-lhes por toda a clareza e transparência de ações. Poderia estar zangada com a oficina da marca (o gremlin incita-me a isso), mas longe disso, coloco toda a minha energia em agradecer o feliz desfecho de toda esta situação.

Gratidão é um momento de enorme conexão com tudo o que existe e com a abundância do universo, colocada à nossa disposição. Só temos de nos sintonizar com esta vibração amorosa, para que muito mais se manifeste na nossa vida. Para que os milagres aconteçam!

E tu? Em que momentos praticas a gratidão?

Agradeço a tua leitura e desejo-te um dia em abundância de maravilhas.

Teresa

Gratidão pela imagem: @paultalbot

2 thoughts on “Gratidão – Costumas praticar?

  1. Em tudo na vida temos que agradecer, porque até as coisas negativas que nos surgem, por muito que custe vivê-las, fazem-nos crescer. Gostei muito deste post é lindo, beijinhos!

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s