Gelados de fruta (receita)

Agora que o calor se instalou, o apetite por coisas frescas aumenta. Mas por outro lado, e em especial para quem tem mais cuidados em manter “a linha” e praticar uma alimentação mais saudável, há que ter cuidado com aquilo que se come, pois o verão é perito em nos oferecer motivos para “pisarmos a linha”.

Este Post é não só para ti que te preocupas com o teu bem-estar, mas também para quem tem crianças e faz questão que elas tenham uma alimentação saudável. E com este calor, nada como um gelado fresquinho, cheio de vitaminas, ingredientes saudáveis e muito sabor! E se for feito em casa? Ainda melhor!

É muito simples e precisas de muito pouco: formas para gelado, fruta, iogurte e um processador de alimentos (ou em alternativa, uma varinha mágica)!

Agora que os pêssegos estão em época alta e são deliciosos, eles foram os eleitos para a polpa destes gelados, mas podes escolher uma outra fruta a teu gosto. Quanto mais natural melhor, mas se preferires, também podes optar pelas congeladas.

Quanto à base láctea do gelado, optei por uma sem gorduras e sem adição de açúcares, para que os pêssegos pudessem brilhar em todo o seu esplendor e sabor. Esta é a versão mais light destes gelados. Mas, como gosto de arranjar sempre alternativas, especialmente em receitas, também ela pode ser substituída por um iogurte natural e adoçado, por um tipo grego, ou por um com origem vegetal.

As formas para os gelados arranjas facilmente em qualquer supermercado. Umas mais fancy do que outras; é tudo uma questão de serem praticas e servirem o propósito desejado na perfeição. Estas são do Ikea e custaram 1,50€; super baratinhas! Não sou patrocinada pela loja mencionada; é tudo uma questão de boa relação qualidade-preço.

Vamos então à receita? Bora lá!

Ingredientes para 6 gelados:

  • 200g de pêssego aos pedaços e sem caroço;
  • 200g de iogurte natural;
  • 6 framboesas para enfeitar o topo do gelado;
  • 6 formas para gelado;
  • processador de alimentos (ou varinha mágica).

Como fazer:

Tritura os pêssegos até ficarem em puré. Se gostares (eu gosto!) de sentires pequenos pedaços, não tritures tanto.

Junta suavemente o iogurte à fruta, até ficar uma mistura homogénea.

No fundo das formas, coloca uma framboesa ligeiramente desmanchada com a mão. Começa agora a colocar o preparado do gelado por cima da framboesa. Coloca uma pequena parte e abana um pouco a forma, para que a framboesa fique envolta no gelado. De seguida, coloca o resto do preparado até quase ao topo da forma. Termina colocando o “pauzinho” do gelado. Vai ao congelador por umas horas, ou de um dia para o outro e está pronto a comer!

Simples! E saboroso!

E o bom destes gelados, é que podes ser criativ@ e fazê-los com as frutas que mais gostas, adicionando também aquele detalhe especial que lhe dá um aspeto lindo e apetecível (como por exemplo a framboesa, aqui utilizada), que tanto pode ser um pedaço de fruta, igual ou diferente à da base do gelado, pepitas de chocolate, raspas de coco, etc.

Já para não falar na possibilidade de escolheres os teus próprios ingredientes, mais saudáveis, ou nem por isso (!), sabendo na integra o que estás a consumir. E ainda por cima é fácil e rápido de fazer!

Só me resta dizer: Desfruta!!!

Desejo-te um dia maravilhoso!

Grata pela tua leitura. Até já,

Teresa

Imagem: @teresasalgueiro70

4 thoughts on “Gelados de fruta (receita)

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s