Esfoliante de Café (c/receita)

Recentemente descobri um esfoliante novo. É feito em casa, o que é fantástico. Com produtos naturais. Tem excelentes propriedades. E é de CAFÉ!!!

Queres saber mais? Anda daí!

Já há muitos anos que uso de forma regular um esfoliante de rosto feito em casa, à base de açúcar e azeite. Consoante aquilo que desejo, vario no tamanho do grão do açúcar e alterno entre o azeite e o mel. Gosto bastante dos resultados, que deixam a pele do rosto bem suave e hidratada.

Mas não é deste que te quero falar, é o do Café! Sim! Café!!

O café é algo que tem início nas minhas memórias de infância através do seu aroma delicioso. Lembro-me da minha avó materna (a avó Té) fazê-lo ao lume numa cafeteira branca com florezinhas e daquele aroma maravilhoso a espalhar-se pela casa. Mais tarde, quando comecei a beber café, rapidamente percebi que o expresso me dava mais genica, mas era aquele feito à moda antiga que me seduzia intensamente. Ainda hoje me perco com o seu sabor.

E agora descobrir um esfoliante feito com café… ui! Poder esfoliar a pele, deixa-la bem macia e livre de impurezas e ainda por cima cheirar… a café!!! Ai! Delícia! Quando vi uma publicação sobre isto, fui quase de imediato experimentar e como amei os resultados, quero partilhar hoje contigo, para que também possas desfrutar desta delicia.

Pois é, vamos então juntar o útil ao agradável. O café enquanto bebida, é conhecido pelas suas propriedades estimulantes, mas (!) para além desta maravilha, muitas outras se têm vindo a juntar. O café tem vindo a ser utilizado na cosmética como adjuvante do combate à celulite devido à sua capacidade de activar a circulação e ajudar na eliminação da gordura nos tecidos. Por outro lado, as suas capacidades sobre a circulação sanguínea têm sido utilizadas no tratamento de varizes e no processo de evitar o seu aparecimento. Mas (!) o melhor dos melhores, é que o café é uma excelente fonte de antioxidantes, o que promove o combate do organismo contra os radicais livres, muito responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Neste esfoliante caseiro, usa-se o pó do café moído e azeite. O café moído tem um granulo fino que não vai danificar a tua pele, por mais sensível que ela seja. E o azeite vai ajudar a hidratar a tua pele de uma forma muito natural e equilibrada. O café, com todos os seus benefícios torna-se uma excelente base para tratar a tua pele. Como esfoliante, vai ajudar a promover a circulação sanguínea da pele. Ou seja, uma boa circulação sanguínea faz com que os tecidos sejam melhor oxigenados, criando melhor capacidade de regeneração celular. Ao fazeres pequenas massagens circulares sobre a pele, vais também eliminar as células mortas, deixando a pele mais radiante e luminosa. Tendo propriedades antioxidantes, vai promover uma optima manutenção da pele, ajudando-a a recuperar a sua juventude e manter o seu bom aspecto. Foi ainda descoberto, que o café tem propriedades anti manchas e aclarador da pele. Eu sei, eu sei, o verão está aí e tu queres é ficar bronzead@ e não com cara de quem apanhou banhos de lua (sobre isto, deixo-te um mimo mais abaixo em forma de vídeo – enJOY it!). Sim! Porém, lembra-te que aqueles bronzeados à “camone” deixam marcas na pele, que se transformam mais tarde em manchas de pigmentação e nada como ter uma pele bem nutrida, bem hidratada para receber o sol e obter assim um saudável e duradouro bronzeado.

O esfoliante de café é ainda um óptimo aliado para as olheiras, pois com a sua capacidade de circulação sanguínea, vai estimular a essa área ajudando a reduzir o inchaço e a visibilidade das olheiras.

E a receita quando é que vem (?), deves estar tu a perguntar… Então é assim, este é um esfoliante de rosto, com excelentes resultados também para o corpo (lembra-te do efeito sobre a celulite!), logo pode ser usado tanto no rosto, como no corpo.

O método:

Começa por limpar a pele do rosto como fazes regularmente e lava-a de seguida com água morna (vai ajudar a abrir os poros e a absorver melhor os ingredientes). Deves usar com delicadeza em pequenos movimentos circulares, sem exercer muita força (o café moído já faz o seu trabalhinho bonito), pelo rosto todo, pescoço incluído. Evita a área dos olhos por ser uma pele mais sensível. Podes usar sobre os lábios, pois ajuda a manter uma boa hidratação (seja por excesso de frio no inverno, seja por excesso de calor/sol no verão). No caso de haver olheiras, deves fazer pequenos movimentos circulares ainda mais suaves, com muito carinho, mas só sobre a zona das olheiras (nada de pálpebras!!!).

Deixa actuar um pouco (máximo 10 minutos) e passa todo o rosto por água morna. Hidrata de seguida a pele com o teu hidratante diário. E bons sonhos!

Nota muito especial: Este é um esfoliante que só deve ser usado à noite no rosto, para que sejam evitadas manchas por exposição ao sol (lembra-te das propriedades aclaradoras!).

Como disse mais atrás, também podes usar no corpo todo durante o duche, pois a água do banho vai ajudar a abrir os poros e a obter melhores resultados.

A receita:

  • 1 colher de sopa de café moído
  • 1 colher de sopa de azeite

Mistura tudo muito bem, até obteres uma massa homogénea. Aplica uma a duas vezes por semana. Podes guardar o que sobrar numa caixa fechada e usares como esfoliante corporal.

Eu não costumo fazer doses “industriais”. Prefiro fazer só o essencial para usar no momento e assim usufruir da frescura dos ingredientes. Caso não utilizes todo, podes guardar num recipiente fechado no frigorífico durante um mês, no máximo (o azeite conserva).

Sei que há quem use a borra do café (café já coado) para fazer este esfoliante; é uma forma inteligente de usar, ou reusar desperdícios. Mas se queres obter ainda melhores resultados, nada com usares café o mais recentemente moído e sem ter passado por processos de aquecimento (água para fazer o café).

Apesar deste esfoliante conter azeite, caso tenhas uma pele com tendência a oleosa ou acne, não receies. Com o seu uso regular, o azeite vai equilibrar a oleosidade natural da tua pele e vai ajudar a eliminação de borbulhas e/ou pontos negros.

Se gostas de café, sei que vais amar este esfoliante. Vai deixar-te com uma pele super suave (tipo rabinho de bebé) e ainda por cima com um delicioso suave aroma a café!

Desfruta e partilha comigo a tua experiência.

Grata pela tua leitura. Até breve,

Teresa

Dizem que o azeite foi descoberto pelos egípcios. O azeite é considerado o óleo mais próximo para combinar com a estrutura química dos óleos naturais da pele.

4 thoughts on “Esfoliante de Café (c/receita)

  1. Ai Teresa! Eu sei que sou uma “ave rara” neste país! Detesto café! É verdade nunca gostei de café! Tentei por duas vezes beber para ver se me habituava, mas detestei. Como me sentia diferente das outras pessoas tentei gostar de café, mas não consegui. E não é que todos os empregados de mesa me acham com cara de consumidora de café?Por exemplo, se vou a uma pastelaria ou restaurante e somos 5 pessoas e pedimos 4 cafés, eu sou sempre contemplada com essa bebida à minha frente. Melhor! …. Se somos só 2 pessoas e é pedido apenas um café, já sei que a mistela (desculpem-me o termo amantes desse néctar) vem parar sempre do meu lado….
    Achei a ideia do esfoliante de café muito interessante, mas vou continuar com o meu de argila, porque também não aprecio o cheiro do café.
    Mas adorei o banho de lua. Até “twistei” um bocadinho…..

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s