Mantra à Deusa do Mar – Iemanjá

Este Post vem falar-te de um mantra que me é muito querido. É originário da tribo Yoruba em África e evoca a Deusa dos mares, Iemanjá, sendo que o elemento água representa as emoções.

Se ainda não estás muito familiarizad@ com os mantras, podes ler um Post já publicado neste Blog que te explica melhor o que eles são e quais os seus poderes e capacidades.

Iemanjá é uma Orixá que tem a sua origem em África, tendo depois o seu culto viajado e permanecido no Brasil onde é celebrada anualmente no dia 31 de Dezembro e também a 2 de Fevereiro. É considerada a rainha dos mares e o seu nome pode ter diversas variações tais como Yemanjá, Yemanya, Iemoja, Iyemanha ou Yemoja. O significado do seu nome vem de uma derivação da expressão “yèyé omo ejá” que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”. Iemanjá é considerada a mãe de muitos Orixás.

E o que são Orixás? Orixás são divindades com origem africana, que na sua anterior condição humana dominavam a natureza e os seus mais diversos elementos, bem como diversas actividades como a pesca, a agricultura, a guerra, a maternidade, entre outras. São considerados também como tendo capacidade de controlo e acção sobre as emoções. Os Orixás sempre foram foco de culto em muitas tribos e culturas africanas. Como resultado da escravatura e da imposição do catolicismo, foram associados a um santo católico e vestidos como um humano para que a sua adoração e culto pudesse ser mantida sem se perder.

Regressando a este mantra e às suas capacidades de cura, ele celebra o momento da união das águas do rio com o mar. É também um cântico de amor, onde deixamos a nossa consciência, os nossos sentimentos e emoções fluírem de forma suave (como um rio) até Deus, até ao Universo na forma de Fonte Universal de toda a existência (o “mar”), sendo a origem de tudo. É como se a nossa alma fosse um rio que em conversa com o mar, o Universo, entrega de forma gentil os nossos sentimentos nas suas mais diversas formas, as nossas preces, a nossa gratidão. É um libertar, um deixar ir sabendo que no retorno seremos agraciados com a mais pura das ofertas que o Universo tem para nos dar. Assim como o rio avança sempre em direcção ao mar, também a nossa alma procura a Fonte, pois é de lá que ela vem. E sem esperar, sem se preocupar com a sua origem, os caminhos que percorreu, as dificuldades ou maravilhas que enfrentou, o mar tudo aceita e recebe o rio com amor. Como uma mãe recebe um filho de volta a casa.

Iemanjá representa o poder feminino. O seu reino é a camada superficial do mar, considerada como um útero onde toda a vida da terra foi gerada. Em contrapartida o fundo do mar é regido por Olukun (também um Orixá) que representa a abundância, o conhecimento infinito e tesouros imensuráveis. Iemanjá sendo a mãe de muitos Orixás, é reverenciada como a Deusa da fecundidade, geradora de amor, protectora dos lares e criação do sentido de família para os que vivem debaixo do mesmo tecto, gerando amor e união mesmo entre aqueles cujos laços não são de sangue.

Convido-te agora a ouvires este mantra na versão de Deva Premal e a deixares fluir os teus pensamentos como um rio que se dirige para o mar. Deixa que eles naveguem como a água que sempre encontra forma de ultrapassar os obstáculos, para se unir ao mar. Deixa-te fundir nesta imensidão de bênçãos que é o mar, ou o Universo da tua alma e prepara-te para receberes a maior das maravilhas que algum dia poderás receber: a paz de espírito.

Este é um mantra que tem um efeito muito tranquilizador nas crianças. Para ti que vais ser mãe/pai, ou que já o és, incentivo-te a aprendê-lo e a usufruir dos seus benefícios no teu rebento (e em ti!). Ele vai agradecer. E tu também!

O meu coração de mãe derrete-se cada vez que a minha filha mais nova o canta, ou que me pede para o cantar. E vai-se lá saber porquê, ela associa Iemanjá à igreja.  Sempre que quer ir aos baloiços que ficam ao pé da igreja, diz que quer ir aos baloiços da Yemaya Assessu! As nossas crianças estão cada vez mais intuitivas…! Que delícia! ♡

Grata pela tua leitura. Desejo-te um dia maravilhoso.

Até breve,

Teresa

Letra do mantra:

Yemaya Assessu,

Assessu yemaya

Yemaya olodo,

Olodo yemaya.

Gratidão pela imagem: @n3moy

3 thoughts on “Mantra à Deusa do Mar – Iemanjá

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s