Oh Sol meu!

Na semana passada tirei uns dias com a família, em modo reduzido, para descansarmos e regenerar forças. Dou graças por terem sido uns dias fantásticos, que permitiu estarmos mais tempo juntos e desfrutarmos da companhia uns dos outros, e sobretudo porque o São Pedro alinhou connosco e ofereceu-nos um tempo maravilhoso, permitindo uma maior estadia ao ar livre. Dou graças também, aos meus cunhados por nos cederem, mais uma vez aquela casa que nos acolhe nas férias.

Numa das manhãs aconteceu uma coisa maravilhosa. Acordei muito cedo com uma vontade enorme de ir à casa de banho. De tão ensonada que ia, achei muitíssimo estranho uma luz alaranjada que vinha do outro quarto. Normalmente, aquele quarto tem as portadas fechadas, pois há sempre um dos miúdos a dormir lá. Pensei que fosse algum candeeiro de rua novo, sei lá… mas a cor da luz despertou-me a curiosidade e acabei por ir até à janela ver do que se tratava. Que luz seria aquela??… Quando me aproximei, vi com enorme espanto e deleite que era, tão somente e especialmente o Nascer do Sol. Que maravilha!!! Em tantos anos que ali vou, nunca tinha apreciado tamanha beleza.

É claro que o sono foi-se! Deixei-me ficar ali, fascinada e enfeitiçada por aquela maravilha, apreciando cada segundo, cada suave movimentar de ascensão do Sol, como se fosse a primeira vez. Na realidade, já lá vai muito tempo que não me permitia beneficiar de tamanho dom. Apesar de quando está bom tempo, gostar de espreitar o Sol a nascer da janela, de lhe dizer bom dia e agradecer por mais um dia que nasce, agradecer pelo dom da vida, o facto é que sair para a rua para poder apreciar esta maravilha em pleno e com tempo disponível, é algo que não faço há muito. E lamento. Pois é tão simples! E traz tantos benefícios!

Vejamos então, quando o Sol nasce, todas as plantas despertam e crescem mais, todas as flores se abrem, e a grande maioria dos seres vivos desperta para novas actividades. É neste momento que a energia do Sol é mais benéfica e de maior acção produtiva para os seres vivos. Há mais energia vital, e é quando essa energia está no seu estado mais puro. Todos lucram com a absorção destas energias puras. É como um rejuvenescer, um ganhar de novo fôlego para o novo dia que se inicia. É ao amanhecer e durante a manhã, que as actividades ao ar livre estão mais beneficiadas, pois é durante a manhã que o nosso corpo está mais aberto para receber as energias do Sol.

Neste contexto, podemos desfrutar do nascer do Sol com mais consciência. Como? Ora vê: Na próxima vez que escolheres observar o nascer do Sol, vai até à rua e fá-lo de forma consciente e confortável. Escolhe uma roupa quente, caso estejam ainda temperaturas baixas, senta-te numa posição confortável (mas também podes fazê-lo de pé!) virad@ para o Sol. Descalça-te. Podes estar de olhos fechados, ou de olhos abertos, na certeza porém de que se fechares os olhos, muito provavelmente vais perder um espectáculo único.

Agora descontrai. Permite-te sentires-te como se fosses uma flor. Enraizada com a Terra. Livre de pensamentos. Presente. Sim! Porque as flores simplesmente estão. Estão livres de preocupações, de dúvidas, de receios, de pressas(!). Simplesmente existem e florescem em todo o seu esplendor. Então, assim como uma flor, abre-te ao Sol e permite que ele viva em ti, que brilhe em ti. Presta atenção à tua respiração. Que ela seja calma e profunda, num doce navegar de ar que entra e sai. E assim, recebe cada partícula de Sol como se fossem gotas de um néctar dourado que nutre todas as tuas células.

E neste momento de paz e quietude, sente a felicidade a crescer dentro de ti como se fossem sementes luminosas que te vão iluminar de dentro para fora. Sente-te como uma flor que floresce, abrindo pétala a pétala e deixando o melhor de ti revelar-se ao mundo como se fosse a primeira vez que despertas para ele. E respira. Respira profunda e suavemente. Guarda este momento em ti como se fosse um tesouro; o Teu tesouro. Vais ver que ao longo deste dia irás ter muito mais energia e que estarás mais vibrante.

A energia/luz do Sol é um excelente energizante natural para todo o corpo. É um estimulante da tua energia vital. A luz solar faz com que o teu corpo produza hormonas: o cortisol e a melatonina que fazem a regulação de um sono saudável. A primeira desperta-te, dando-te energia para um novo dia e a segunda reduz o teu ritmo, preparando-te para dormir e recuperares durante a noite. O Sol tem ainda a fantástica capacidade de ajudar o nosso corpo a produzir vitamina D, vitamina essa que ajuda as crianças e adolescentes durante a fase de crescimento, permitindo que este se efectue de forma saudável e com ossos fortes e ajuda também os seniores a manterem os seus ossos saudáveis, evitando que eles se deteriorem e enfraqueçam. Lembro-me de a minha avó ter recomendação médica de ir apanhar Sol para a praia, pois fazia bem aos ossos. Médico sábio!

Com o tempo fomos perdendo um pouco desta sabedoria tão simples e tão natural que só nos beneficia. Mas fico feliz de verificar que a estamos a recuperar novamente, que nos voltamos de novo para a Terra que tanto tem para nos oferecer.

Ainda em relação ao Sol e seus benefícios, lembro que os cuidados a ter com a exposição ao Sol devem ser redobrados, respeitando as horas saudáveis de exposição solar. E(!) chamo a atenção para a necessidade de nos expormos pelo menos 30 minutos por dia, sem protector solar, para que os seus benefícios sejam por nós absorvidos na integra. Esta última indicação já é dada por muitos profissionais de saúde.

Desejo-te um dia Luminoso.

Grata pela tua leitura.

Até já,

Teresa

Gratidão pela imagem: @8moments

6 thoughts on “Oh Sol meu!

  1. Obrigada Teresa, palavras inspiradoras, como sempre. 😊 Também eu sou fã incondicional das manhãs e do sol nascente. Da próxima vez vou lembrar-me de dos teus conselhos para desfrutar ainda mais e receber toda a energia boa que vem do sol. ❤️

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s