Positivismo

Positivismo. O que é isto de ser positivo?

Há aquelas pessoas a quem tudo parece correr bem, e há as outras que nem por isso…. E mesmo em relação às primeiras, quando as coisas parecem não correr bem, é como se não as afectasse.

Como conseguem? Como fazem? Alguma magia especial?… Nada disso! Ou talvez não…! Nas pessoas “positivas” a magia manifesta-se na forma como olham para as coisas. E então deves estar tu a perguntar: “Como se faz essa “magia”?

Surpresa: O positivismo trabalha-se. Adquire-se!

Quando comecei a estudar Medicina Chinesa, após a primeira aula vim para casa com a cabeça em água e a pensar “Onde é que eu me fui meter…”. Aquela forma de pensar e estar, era tão diferente da minha…. daquela a que estava habituada e na qual tinha sido educada.

Tive o prazer imenso de conhecer pessoalmente o Dr. Pedro Choy, que nos deu a primeira aula de um curso de 5 anos. Nessa aula, com enorme paixão ele transmitiu-nos as bases da Medicina Chinesa e apresentou-nos de forma aprofundada ao Yin e ao Yang.

O que é um e o que é o outro? Existe um sem o outro? Quem gera quem?

Estas questões na altura deram um verdadeiro nó na minha cabeça, mas na verdade é tudo muito simples. Sem querer dar uma aula sobre Yin e Yang e aprofundar o tema, direi de forma simples que Yin é repouso e Yang é acção. Que um só existe em comparação ao outro. E que um gera o outro, tipo “pescada de rabo na boca”, passo a expressão.

Vê por exemplo um Dia considerado “normal”, com 24 horas. Durante essas 24 horas existe um período de dia e um período de noite. Existe um período de acção e um período de repouso, e ainda um com uma temperatura mais quente e outro com uma temperatura mais fresca. Todos estes “ingredientes” (entre muitos outros) constituem as chamadas 24 horas de Um Dia. E assim se passam os dias num movimento constante e ininterrupto.

Há quem goste mais do dia e há quem prefira a noite. Mas a verdade é que nessas 24 horas, todos os “ingredientes” estão contidos em doses que variam de dia para dia.

E assim se passa com a nossa vida. Quando temos um dia em que tudo nos corre bem e nos sentimos fantásticos, nem damos conta de que houve momentos menos bons, pois estamos muito focados na parte boa, na parte positiva. Por outro lado e para muitos, o contrário também se regista. Ou seja, naquele dia em que parece que tudo corre mal, decerto que houve pelo menos um momento, ou dois (ou mais!!!) que correram bem, mas o foco está todo direccionado para parte negativa e não há espaço para mais nada.

Sei, por experiência própria, que na maioria das vezes quando algo corre mal parece que não há nada de positivo na “coisa”. Mas há! O segredo está em conseguirmos olhar para a situação de uma perspectiva externa, isenta de sentimentos e encontrar a parte positiva, porque ela está lá, sempre.

É muito bom termos aquele ombro amigo, que nos faz ver as coisas de forma diferente, que nos anima e nos faz sentir melhor. Por outro lado, o factor tempo é excelente em nos mostrar que afinal de contas, até foi melhor assim. Que afinal, apesar do caos, tudo se passou da melhor maneira. Ou seja, está tudo certo.

Tentar ver o lado positivo de uma situação complicada, é como tentar “encontrar a agulha no palheiro”. Mas se não tentarmos, nunca conseguiremos encontrar.

Quando trazemos este exercício de ver o lado positivo das coisas, para uma prática regular, tudo se torna mais fácil. Com a prática, passamos a ter uma atitude mais positiva perante a vida e tudo se torna mais fácil e leve.

É tudo uma questão de foco. Por mais complicada que seja a situação, temos sempre duas hipóteses: olhar para o lado mais desagradável, ou olhar para o lado mais belo. Se escolhermos a primeira, teremos mais dificuldade em sair desse registo e conseguir melhorias na situação. Se escolhermos a segunda hipótese, de certo que o caminho será mais agradável e superar a dificuldade será também mais rápido.

O meu pai costumava dizer-me: “A vida é uma roda em movimento. Umas vezes estamos em cima, noutras estamos em baixo.” E uma coisa é certa, quando a “nossa roda” está em baixo, o próximo movimento é ascendente. Só temos de olhar para cima, acreditar que algo melhor está a caminho e saber esperar.

E tu? O que fazes para ver o lado positivo? Convido-te a partilhares nos comentários abaixo a tua visão do lado positivo.

Agradeço a tua leitura.

Até breve!

Teresa

Gratidão pela imagem: @brianceccato

10 thoughts on “Positivismo

  1. Apesar de ter algumas situações complicadas e de grande sofrimento na minha vida,tento olhar e ver o lado positivo e senão consigo vejo sempre o crescimento que acabamos por adquirir ao reagir ás situações.Não é fácil e tem havido dias melhores e piores mas realmente as situações mais dificeis e de maior sofrimento,se nós estivermos recetivos,são as que nos ajudam a evoluir como seres espirituais que somos,Namasté

    Gostar

  2. Ver o lado positivo das coisas é , sem dúvida, uma forma de viver a vida.
    Por vezes é altamente desafiador ver a parte positiva de algo que nos causa dor, sofrimento etc….mas se nos distanciarmos um pouco surfamos a onda, agora em baixo mas daqui a pouco em cima. Vai chegar uma altura em que o mar será doce e sossegado.
    Grata querida por nos pores a pensar, a refletir…a ir um pouco mais além.
    Doce e enorme abraço para ti.

    Liked by 1 person

  3. Ola Teresa,
    Concordo plenamente que positivismo pode ser trabalhado mas gostaria de acrescentar que o que vivemos e sentimos de negativo deveria ser encarado como algo normal…penso que a nossa sociedade exerce uma pressão onde diz que não podemos dizer que estamos tristes, que nos sentimos tristes e quando o sentimos/vivemos parecemos desencaixados do que é considerado normal. Acho que nos devemos permitir a sentir positivos e negativos, mas mais importante é a forma como gerimos estes sentimentos…acho que o primeiro passo é sabermos aceitar o que sentimos. Depois o segundo passo, é saber gerir essa emoção na interação com os outros relativizando as emoções negativas e dando importância as emoções positivas. Mãe do Didi

    Gostar

    1. Grata Ana pelo teu comentário! Os Portugueses têm o “fado” muito enraizado no seu ser. Felizmente as mudanças estão em curso e cada vez mais se vê o lado positivo em maior escala, em vez de acontecer o contrário. É claro que todos os sentimentos são importantes e devem ser tratados com respeito e devido valor, para que possam ser ultrapassados, sejam eles quais forem, passando primeiro pela fase de aceitação. E isso deu-me inspiração para num futuro post abordar a gestão de sentimentos, trazendo assim maior clareza. Agradeço de coração as tuas palavras.

      Gostar

  4. Estamos muito tempo a pensar e preocuparnos em coisas que nunca vao acontecer, a preocuparnos por posíveis. Esquezam! Entretanto nao chega, nao se preocupem! E maior parte das coisas que nos acontecem, nunca tinhamos pensado nelas, entao…vive e disfruta.
    Todxs xs que estamos a ler e escrever aquí vivimos numa parte do mundo que tem de tudo! inclusive internet!

    Temos:
    auga para beber,
    auga quente e auga fria apenas com virar a mao,
    temos alguma roupa para nao ter frio,
    temos soluçoes para melhorar a saude moi perto e accesíveis em geral,
    temos uma terra que facilmente nos da froitos para comer algo cada dia…

    Se um dia estás chateadx ca guerra que te dao as crianzas, se feliz, é que tés crianzas.
    Se um dia estás chateadx porque no trabalho tiveste problemas, sé feliz é que tés trabalho.
    Se um dia estás chateadx porque o carro se averiou, sé feliz é que tes carro.
    Se um dia estás triste por a morte de alguem querido, nao estejas triste, porque hasta ontem estivo contigo.
    Se um dia estás triste porque perdeste um amor, nao estejas triste, alguém milhor está por vir que te vai fazer ainda mais feliz; e uma oportunidade para conhecerte milhor a ti mesmx.
    É uma forma de vida, uma filosofia, que funciona, …contribue a dormir melhor, nao ter enrrugas, a recever a malta cum sorriso que atraer ainda mais a energia positiva.

    Somos uma forma de manifestarse a energia, uns parece que somos excedentes de energia e outrxs deficitarixs. Rodeate de gente que irradie energia positiva, temos que procurar ese equilibrio.

    Liked by 1 person

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s