O que são mantras

Um mantra não é só algo que se entoa. Não é entoar. Um mantra é algo que deixamos que se afunde profundamente no nosso ser, assim como as raízes das árvores se introduzem na terra. Quanto mais profundas são as raízes, mais alto se ergue a árvore em direção ao céu. – Osho

Os mantras foram criados pelos Rishis, sábios indianos, como caminhos para a consciência, usando o poder muito particular de sons para criar respostas com energias específicas.

Em Sânscrito, linguagem ancestral sagrada na Índiaman significa mente e tra significa libertar, logo mantra é como uma ferramenta para libertar a mente.

Mantras são também fórmulas de sons energéticos. Segundo as escrituras Védicas, o nosso corpo tem 108 canais energéticos (nadis), pelo que originalmente os mantras eram entoados em sânscrito 108 vezes. Desta forma, a vibração da energia do mantra iria preencher todas as linhas energéticas do nosso corpo, promovendo o equilíbrio. Quanto mais entoarmos uma vibração específica, mais nos sintonizamos com ela.

De preferência, um mantra deve ser entoado num momento de silêncio, como se fosse uma meditação. Pode ser entoado oralmente, ou em pensamento. Deste modo, beneficiamos deste momento de felicidade e paz interior, dom tão grandemente apreciado pelo nosso corpo.

Com a velocidade que a nossa vida engloba actualmente, adaptamo-nos às circunstâncias e um mantra passa também a poder ser entoado em movimento. Enquanto caminhamos, enquanto conduzimos, enquanto executamos uma tarefa. O mais importante é a intenção que é colocada. E assim, mesmo que ligeiramente, há um desaceleramento que produz bem-estar.

OM é o primeiro e principal mantra. É aquele que abre e fecha cada mantra e tem uma equivalência ao ámen no final das orações no cristianismo. É o mais aproximado do som divino.Nele está contido Matéria, Energia e Essência.

Hoje em dia, mantra é uma oração, uma prece, é um pedido que fazemos ao Universo. E ao colocarmos toda a nossa intenção, foco e querer, criamos a capacidade de ele se manifestar.

Lembro-me de uma passagem na Bíblia pela qual tenho um grande respeito e carinho: Pedi e ser-te-á concedido.

Esta área será dedicada aos mantras que tenho vindo a descobrir e que me inspiram.

Por hoje, deixo-te um que gosto especialmente:

I am beautiful – I am bountiful – I am Bliss – I am.

Eu sou belo – Eu sou abundante – Eu sou felicidade – Eu sou.

Experimenta escutar este mantra por Ajeet Kaur ♡ 

 

One thought on “O que são mantras

As tuas palavras são bem-vindas. Deixa um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s